quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Entenda o Espiritismo

No aspecto científico, o Espiritismo demonstra a existência da alma e a sua imortalidade, por meio, principalmente, do intercâmbio mediúnico entre encarnados e desencarnados.
DELANE, Gabriel.  O fenômeno espírita.  Tradução de F. R. E. Quadros. 8. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005. Prefácio, p 13.
O Espiritismo preocupa-se em estudar a intimidade do fenômeno mediúnico, as suas conseqüências na vida das pessoas, bem como as características do ser espiritual, a sua origem, a sua natureza e o seu destino. Isso gera material de aplicação moral e filosófica.O aspecto científico do Espiritismo desenvolve-se em duas obras de Allan Kardec: o Livro dos Médiuns e A Gênese.

 No aspecto filosófico, o Espiritismo preocupa-se com os problemas do Homem, com as suas dúvidas, as suas questões, a sua condição de ser eterno em busca da Divindade, através de múltiplas existências físicas.
          ROCHA, C. Estudo sistematizado da doutrina espírita: programa fundamental v. 1. Federação Espírita Brasileira, 2007. p.33.
                           Examina os atributos de DEUS, suas relações com o Homem e apresenta um código moral, por meio do qual a criatura vai de encontro ao seu Criador.
                    O aspecto filosófico encontra-se abordado em O Livro dos Espíritos.






Como Religião, o Espiritismo se preocupa com as consequências morais do ensino científico-filosófico, buscando, na ética pregada por Jesus, os elementos que deverão nortear a conduta do Homem rumo  ao Criador.

No entanto, o Espiritismo não se trata de uma Religião constituída, tradicional, estruturada com base em rituais, sacramentos, dogmas e classes sacerdotais. Mas uma religião como atitude de vida, como modo de proceder, buscando uma identificação com Deus, por meio de uma vida reta, digna e fraterna e não através de atitudes exteriores, artificiais, mecanizadas...
O aspecto religioso da Doutrina Espírita é desenvolvido por Allan Kardec nas obras básicas: O Evangelho Segundo o Espiritismo e o Céu e Inferno.